Translate

O que você procura!

Inscreva-se por Email

20 dezembro 2015

MULHERES

Poderosas da historia

PARTE II


SAFO

Platão a considerava a decima musa. Ovideo incorporou sua lírica em sua poesia .Sólon queria aprender sua profissão - e morreu.
Muitos séculos mais tarde , até a mulher maravilha, na tv , gritava seu nome na hora do aperto ("Safo sofredora").

Apesar de restarem apenas duas centenas de exemplares do seu trabalho -sendo que apenas 4 poemas completos, ela é assunto obrigatório para quem quer estudar o clássico.

Estamos falando de Safo, é claro , a poetisa grega que é um ícone para as feministas modernas do mundo todo.
Nascida em uma família aristocrata entre 630 a.c e 600 a.c , Safo  teve uma vida privilegiada , até um golpe a mandar para o exilio.
Depois ela se casa com um rico mercador , e de acordo com alguns estudiosos , tornou-se diretora de um internato para meninas.
Como dedicou muito de seus trabalhos sensuais as mulheres , as pessoas concluirão que ela tinha inclinações homossexuais.         
(é verdade que o termo lésbica vem da sua ilha natal Lesbos). Safo foi a primeira poetisa grega a escrever em primeira pessoa , ousando a revelar seus sentimentos em vez de ficar enaltecendo os deuses, como a maioria dos colegas fazia.
"Mesmo quando outros poetas , usavam a primeira pessoa, não tinham o mesmo frescor e a presença que Safo colocava em seus poemas - sua alma parecia em chamassem comparação com o discurso empolado em primeira pessoa dos outros".
Diz a professora de Princenton, Sarah M. Anderson.
"Como muitos já observaram , certamente é a primeira vez que uma mulher falar sobre e para ela mesma".

Sua poesia também é tão melódica que é impossível traduzi-la , tão erótica que dizem que as antigas igrejas católicas Romana e Ortodoxa destruíram a maior parte surpreendentemente , um poema que ela escreveu 2.600 anos atrás foi recentemente encontrado nos tecidos que envolviam uma múmia no Egito . Os estudiosos o interpretaram como sendo um discurso para uma jovem que lamentava estar ficando velha:

... Mas meu corpo outrora firme envelhece e cresce
Meu cabelo torna-se branco em vez de negro meu coração fica pesado , meus joelhos já não me suportam , os mesmos antes ágeis para dançar como as corsas...

As modernas admiradoras de Safo migram para Lesbos - a terceira maior ilha Grega para se misturar com suas musas.
Montanhosa e luxuosa , Lesbos é coberta de plantações de Oliveiras que produzem um dos melhores azeites do pais.
Outras atrações incluem ruinas romanas , fontes de aguas termais , museus , pontos históricos quilômetros e quilômetros de praias de areia marrom. Fazer caminhadas ali é uma delicia há trilhas ligadas as vilas por pequenos vales cheios de pereiras e magnólias cor de rosa. O caminho de 800 metros entre a praia de Paleohori e Rahidi inclui uma divertida parada em um kafeneio , ou café ,aberto apenas no verão.
As poetisas  peregrinas vão gostar do Skala Eressos , um resort relaxante. Uma comunidade internacional de homoxessuais abriu cafés e lojas pela ilha e há uma variedade de hotéis exclusivos para mulheres.


SANTA DWYNWEN

Essa historia remonta do século 5, seu pai o príncipe de Gales de Brycheiniog teve 24 filhas , mas ela era a mais famosa de todas, certo dia um jovem atraente chamado Maelon pediu sua mão em casamento. O príncipe , no entanto , já tinha escolhido a dedo um marido para ela. O que acontece depois depende da lenda em que você acredita:
Alguns dizem que Maelon, em um ataque de raiva , estuprou a amada e a deixou chorando e pedindo ajuda a Deus; outros dizem que ela pediu a assistência de Deus para permanecer casta. De qualquer maneira. Ele mandou um anjo com uma poção que transformou Maelon em um bloco de gelo. Isso foi demais para a pobre, e ela implorou a Ele a realização de mais três desejos:
que Ele derretesse seu amado , que a fizesse esquece-lo e que desse uma trégua coletiva aos amantes. Todos os desejos foram atendidos e ela se isolou na ilha de Llanddwyn ,na costa de Anglesey , a passar o resto dos dias sozinhas ( o quenão quer dizerque ela não era feliz lá ; na verdade , ela é famosa por seus animadores provérbios , como " Nada conquista um coração como a alegria")
Então ela passou a ser considerada a santa padroeira dos amantes.
Peregrinos vão até a ilha para prestar homenagem a ela e para testar o próprio amor no seu poço sagrado. Tantas pessoas deixavam oferendas em seu santuario que no século 16 foi construída uma nova capela em sua honra, um século mais tarde em sua memoria foi instituído o dia 25 de janeiro.



JOANA D' ARC

O começo do século 5 foi o ponto mais baixo da historia francesa. Uma guerra que parecia não acabar nunca causava grande sofrimento ao povo ; a família real estava um caos; os ingleses e os borgonheses saqueavam os vilarejos a torto e a direito.Foi quando uma jovem analfabeta chamada Jeanne la Pucelle teve uma visão em que Deus implorava para que ela ajudasse sua pátria. Apesar de ter 16 anos, ela solicitou uma visita à corte e logo estava liderando tropas no campo de batalha - e vencendo. Em um famoso conflito , ela até arrancou uma fecha que estava atravessada no seu ombro e continuou lutando. O exercito francês se sentiu fortalecido por sua presença e logo ela se tornou seu estandarte .
Contudo em 1430 , Joana foi capturada pelos ingleses e levada para a prisão ( eles a acusavam de heresia, mas apenas queriam usa-lá para desacreditar o rei da França). Ela tentou fugir pulando da torre em que estava presa para um fosso seco , mas foi arrastada de volta para dentro , onde foi quase estuprada ( a partir desse dia , começou a usar roupas masculinas) . Durante o julgamento , Joana surpreendeu a corte ao responder a difícil pergunta sobre se ela estava ou não a serviço de Deus da seguinte maneira: "Ninguém conseguiu pensar em um bom contra argumento e muitos começaram a temer que ela fosse realmente uma mulher santa.
Mas o duque de Bedford à condenou à morte mesmo assim .Atendendo a seu pedido ,dois clérigos  construíram uma cruz enquanto seus executores a amarravam a um tronco e ela gritou o nome de Jesus quando lhe atearam fogo. O duque ordenou que o corpo fosse queimado três vezes e depois jogado no Rio Sena , para que não sobrassem relíquias , mas era tarde demais . Apesar de ter apenas 19 anos ela já havia se tornado Joana d'Arc mártir ,heroína e santa .
A cidade em que Joana d'Arc morreu- Rouen , França desde então se tornou um grande centro de peregrinação . Quase tudo ali leva seu nome: pontes ,praças , ruas , igreja ,cafés , restaurantes - até mesmo uma bebida. Muitos dos prédios do centro histórico estão lá desde sua época.

Espero que você se identifique com alguma dessas mulheres poderosas , porem delicadas.
Se não espere que tem mais historias de mulheres incríveis.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...