Translate

O que você procura!

Inscreva-se por Email

19 abril 2016

CONHECENDO SANTA CATARINA


Primeira parada Florianopolis
Parte I


Capital do estado ilha com mais ou menos 400mil habitantes .

Ao norte ficam os balneários urbanizados como Canavieiras, Ingleses , Jurerê preferidos pelos turistas argentinos e por famílias na temporada . Ao sul estão as praias mais preservadas como Armação , Campeche e Pântano do Sul . A lagoa de Conceição acesso mais fácil para Joaquina , mole e Moçambique concentra grande parte dos restaurantes e da vida noturna . O transporte coletivo é organizado em um terminal central , próximo a rodoviária  com ônibus para os bairros insulares e o continente.

Antes de ir saiba: Comuns em toda ilha os chamados "residenciais" são pequenos prédios de apartamentos procurados por mensalistas e que no verão funciona como pousada sem serviços.
Na alta temporada é preciso paciência no transito pois as estradas estreitas que ligam os bairros tem trafego lento nos horários de pico.


Os passeios ficam por conta de visitar , os quatro fortes , cinco museus e fazer compras é claro.

Por conta da localização estratégica e com a proximidade com o meridiano das Tordesilhas que divide as terras entre Espanha e Portugal a defesa de Florianopolis sempre preocupou os portugueses .
Durante o século XVIII vários fortes foram construídos ao redor da ilha nenhum deles no entanto jamais disparou um só tiro .As principais construções foram restauradas pela UFSC .
Antes de visitar informe-se sobre os horários de funcionamento.

O forte de Santa Cruz de Anhatomirim (1739/1744) tem acesso de barco e faz parte de um roteiro de passeio de escuna , vale a pena conferir.

Forte São José da Ponta Grossa (1744) construção em platôs interligado por rampas e cercado por muralhas de pedra . Vendas de renda de biro .



Forte Santo Antonio de Rotones (1740/1744) na ilha de Ratones Grande lembra uma construção medieval . Destaque para a portada , a fonte d'agua e o aqueduto . Nos arredores pode-se fazer trilha pela orla e por mata atlântica . Acesso de barco e também faz parte do roteiro de escuna.

Forte Sant'Ana (1763) embaixo da ponte Hercílio Luz com bela vista para a baia . Abriga o museu de armas da policia militar.


Depois desses belos passeios você também pode visitar alguns museus .

O mundo ovo de Eli Heil com mais ou menos 2mil obras entre telas e esculturas espalhadas pelo jardim e na casa do artista.

Do naufrágio objetos coletados em uma embarcação naufragada no século XVII na costa de Florianopolis . Projeto de arqueologia submarina.

Histórico de Santa Catarina instalado no palácio Cruz e Souza (1770) que mistura estilos neoclássicos e barrocos . Foi cede do governo até 1986 e residência de governadores.

Victor Meirelles casarão em estilo colonial ( sec.XIX) , com acervo do pintor catarinense.

Cic (centro integrado de cultura) museu de arte de Santa Catarina .

Hora de irmos as compras :

Vamos começar pelas belas peças de cerâmica (panelas,potes e moringas) além das figurativas representando o povo e a cultura .
Casa da Alfandega centro
Artesanato de palha de bananeira , quadros e cupulas de abajur .
Tear manual , mantas ,cachecóis e bolsas usando redes de pesca recicladas, lã de carneiro e fibras naturais.
Atelier Nara Guichon.

Você acha que acabou ! Engano seu , Floripa não cabe em um post só são muitas atrações para conhecer , além das lindas praias , então AGUARDEM que tem mais.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...